Os óculos progressivos foram concebidos para facilitarem a visão nítida a todas as distâncias.
As zonas de distância visuais são diferentes, pelo que existe necessidade de dar resposta, de forma a todas serem visíveis da mesma forma.
Os óculos progressivos permitem ver todos as distâncias nitidamente, sem existir saltos visuais.
O período de habituação aos óculos progressivos é de cerca de duas a três semanas, variando, caso a caso, sendo que no caso das pessoas com mais idade, pode haver uma maior dificuldade na sua adaptação.
Já se questionou se está na altura de começar a usar óculos progressivos?
Quando começar a ter dificuldades para ler, especialmente textos onde as letras são mais pequenas.
Quando procura mais intensidade de luz para ler ou mover o texto para mais longe dos seus olhos, esticando os braços para tal.
Estes são alguns indicadores do começo da presbiopia. A Presbiopia, também conhecida como um olho cansado, é um problema visual que envolve a perda da capacidade do olho de se concentrar.
Isso implica uma dificuldade em ver objetos próximos.
As lentes mais adequadas para corrigir a presbiopia são lentes progressivas.
Outros dos possíveis sintomas de que pode precisar de usar óculos progressivos é a idade.
A idade para começar a usar correção próxima flutua entre as idades de 37 e 45, embora possa haver pessoas mais velhas que ainda não as necessitam.
Dependerá de fatores como o tipo de atividade na visão de perto que a pessoa faz ou se houver algum problema de refração à distância.
A presbiopia tende a estabilizar aos 60 anos, período durante o qual os óculos progressivos devem ser alteradas em intervalos de tempo mais curtos devido ao aumento da graduação.
Se está dificuldades na sua visão, e têm alguns dos sintomas acima referenciados, pode precisar de usar óculos progressivos.
Sugerimos que venha ao Oculista Afonso e os nossos técnicos especialistas, dar-lhe-ão toda a acessória que necessita, de forma a despistar, esses sintomas.