A miopia é um erro refrativo do olho. O que acontece é que a imagem dos objetos no olho é focada de forma incorreta. Ou seja, os objetos são focados na retina, fazendo com que os objetos que estão mais distantes estejam turvos ou desfocados.
A pessoa que tem este problema de visão vê mal ao longe, mas vê bem ao perto. Num olho com miopia, a distância entre a córnea e a retina é demasiado grande. A imagem é formada à frente da retina e não na retina, e é transmitida ao cérebro de forma incorreta.
Causas da miopia
Normalmente, a miopia está associada à genética. As pessoas com história familiar deste problema refrativo apresentam mais probabilidade de vir a desenvolvê-la.
Franze os olhos para ver melhor ao longe? Então pode ser um sinal de que tem miopia.
Preste, também, atenção aos seus filhos. Como dissemos em cima, este problema ocular é genético e para que seja detetado precocemente, esteja atento a todos os sinais dos seus filhos. É importante que eles façam exames aos olhos regularmente. Muitas crianças desenvolvem este problema ocular desde muito cedo.
Olhar para um ecrã durante várias horas por dia ou ler com pouca luz também podem ser causas para desenvolver este erro refrativo.
Como tratar a miopia
No que diz respeito pelo tratamento da miopia, esta pode ser corrigida usando óculos ou lentes de contacto, a partir dos 15 anos. Se tem mais de 40 anos, poderá precisar de lentes multifocais, lentes para ver ao perto e ao longe.
A cirurgia é outra forma de corrigir a miopia. Depois do problema ocular estar estagnado, poderá fazer uma cirurgia a laser. No entanto, este tipo de tratamento não é adequado a todas as pessoas. Deverá consultar o seu médico e informar-se sobre esta situação.