Muitas vezes tendemos a dizer que vemos mal e que precisamos de óculos. No entanto, usar óculos é algo sério e que não deve ser levado de ânimo leve. Então, como saber quando usar óculos graduados?
Existem alguns sintomas que podem ser indicadores de que pode precisar de usar óculos graduados. A idade pode ser um deles, mas há quem precise de usar óculos desde tenra idade e quem viva perfeitamente a vida inteira sem necessitar de lentes.
A partir dos 40, há uma forte possibilidade de ter de usar óculos graduados
Há, no entanto, uma idade que é um marco para muitas pessoas: os 40. A partir dos 40, a visão tende a declinar e muitos utilizadores passam a ter de utilizar óculos graduados para ver convenientemente. É uma mudança que acontece subitamente e que pode ser acompanhada por vários sintomas diversos.
- Dificuldade em ler sinais de trânsito ao longe
- Ter de afastar o jornal ou um livro para o conseguir ler nitidamente
- Piscar os olhos para conseguir focar objetos
- Dores de cabeça frequentes
Um ou vários destes sintomas podem significar que necessita de usar óculos graduados, no entanto, deve sempre consultar um especialista antes de o fazer. É nesta altura que deve ir a uma consulta de optometria.
Porque perdemos a visão?
Quando a acuidade visual começa a declinar, normalmente as causas prendem-se com o processo de acomodação dos olhos. Esta acomodação está relacionada com a capacidade que os olhos têm de conseguir focar. O declínio da visão pode dever-se também a outros fatores, nomeadamente de índole circulatório ou ligados a doenças várias.
Independentemente da causa, a primeira coisa a fazer é visitar um optometrista para fazer um rastreio rápido, que muitas vezes é gratuito. Os testes à visão são rápidos e dão, de pronto, algumas respostas às questões que possa ter.
Se sofre de perda de acuidade visual, os seus olhos serão obrigados a fazer acomodações constantes, o que causa vista cansada e uma sensação de insegurança na visão. Isso significa que está na altura de usar óculos graduados.