O corpo humano tem cinco sentidos principais, todos são importantes, mas a visão é o sentido que domina a nossa vida. Quatro quintos de todas as informações recebidas pelo cérebro chegam-nos através dos olhos. E pela importância que a visão tem, é necessário que mantenhamos os nossos olhos na sua melhor forma. E a forma mais eficaz para combater as doenças oculares é realizar anualmente um exame visual.
É importante fazer este tipo de exame sempre que surgem sintomas de problema de visão, nomeadamente, as dores de cabeça frequentes ou os olhos vermelhos.
Na realização do exame visual, o especialista irá realizar uma série de testes para avaliar a sua visão a todas as distâncias e para diagnosticar eventuais problemas, como a dificuldade na distinção de cores, entre outros.
Existem vários tipos de exames visuais
Apesar de haver vários tipos de exames visuais, o mais comum é o exame para avaliar a capacidade para ver ao perto e ao longe, e este exame deve ser feito pelo menos uma vez por ano, a partir dos 40 anos, mesmo que já se use óculos. Pois mesmo nessa situação, a graduação pode já ter sido modificada, necessitando para o efeito da mesma ser aumentada ou eventualmente diminuída, consoante a situação.
Qual a duração de um exame visual?
Em regra, um exame visual aos olhos é um processo simples e tem uma duração média de cerca de 30 minutos. Este exame, deve ser feito a cada dois anos, no entanto, caso exista um histórico familiar sobre eventuais problemas de doenças oculares, este período deverá ser reduzido para um ano.
O que acontece num exame visual?
Durante um exame visual, o especialista procura detetar eventuais sinais de deterioração da visão e problemas de saúde como diabetes ou pressão arterial elevada. Um exame completo aos olhos será feito com equipamentos avançados de medição para fazer as respetivas medições dos seus olhos.
Os especialistas da Oculista Afonso realizam o seu exame visual, de forma a despistar eventuais problemas oculares.