As lentes de contacto têm como principal objetivo o de colmatar dificuldades ao nível da visão, contribuindo para uma significativa melhoria da mesma. Estas são desenvolvidas para diferentes tipos de necessidades visuais. As lentes de contacto têm também a particularidade de melhor se adaptarem ao seu estilo de vida, uma vez que podem ser aplicadas independentemente do que esteja a fazer.
Atualmente existem diversos tipos de lentes disponíveis, mas é sempre importante reforçar que deve aconselhar-se junto de um profissional da área da saúde ocular, que o irá examinar e prescrever as lentes de contacto mais indicadas para si e para o seu problema específico de visão.
Tipos de Lentes de Contacto:
No que diz respeito às características do material das lentes de contacto, estas distinguem-se em duas categorias:
Lentes de contacto macias – feitas de plástico ou outros materiais maleáveis, como é o caso do silicone. Este tipo de lentes não proporcionam uma visão clara e são indicadas para quem tem alergias ou tende a formar depósitos de proteínas nas lentes. As lentes macias são o tipo de lentes preferido pela maioria dos utilizadores, uma vez que são mais cómodas. No entanto, são as mais dispendiosas do que as restantes. São indicadas para o tratamento de astigmatismo, miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, em combinação com a presbiopia. No entanto, a sua eficácia é inferior quando comparado às lentes de contacto rígidas.
Lentes de contacto rígidas – este tipo de lentes mantém a sua forma e permitem um fluxo livre de oxigénio entre elas e a córnea. Estas lentes são consideradas uma melhor opção quando a córnea tem astigmatismo profundo. São também mais eficazes do que as lentes macias no tratamento de miopia e hipermetropia. No entanto, são as menos confortáveis.
Existem ainda as lentes de contacto cosméticas, que têm várias cores e permitem mudar a aparência dos seus olhos, aumentando também o tamanho da íris. No entanto, há que ter em conta que este tipo de lentes de contacto também implicam prescrição médica e só devem ser usadas após um exame aos seus olhos.
Periodicidade das lentes de contacto:
- Lentes de contacto diárias descartáveis – estas apresentam a duração de cerca de um dia e de apenas uma utilização. Vantagens: conveniência e a facilidade de utilização, assim como benefícios no que diz respeito à higiene, uma vez que não necessitam de limpeza nem de manutenção.
- Lentes de contacto reutilizáveis – estas são indicadas para uma utilização que pode ser para alguns dias ou para algumas semanas. Estas devem ser sempre retiradas antes de ir dormir e manter uma higiene cuidada das lentes. Desta forma poderá evitar infeções.
- Lentes de contacto de uso prolongado – estas lentes podem, por norma, ser utilizadas de forma contínua por um período de 30 dias consecutivos. No entanto, é imperativo que os cuidados de higiene das mesmas não sejam negligenciados. No final do dia deve sempre retirá-las, limpá-las e colocá-las num líquido desinfetante, para o efeito. Caso pretenda dormir com as lentes, deve sempre aconselhar-se sempre com o seu médico oftalmologista, para evitar futuras lesões na sua vista.
Saiba mais sobre as lentes de contacto e as suas principais vantagens no seu oculista de eleição, Oculista Afonso. Visite já as nossas instalações e fale com um dos nossos profissionais.