O astigmatismo é um erro refrativo que pode resultar numa visão distorcida ou desfocada das imagens, dependendo do grau do problema ocular. Este erro refrativo está entre os problemas de visão mais comuns e por vezes, está associado a outras doenças oculares como a miopia e hipermetropia. Pode afetar as pessoas em qualquer idade.
Na seguinte imagem poderá perceber melhor como funciona esta problema ocular.
Para quem tem uma visão normal, a imagem é focada na retina e num único ponto de focagem. Numa pessoa com astigmatismo, as imagens são focadas em múltiplos pontos, distorcendo assim a visão.
Se pensa ter este problema ocular, lembre-se de consultar um oftalmologista. Este profissional é responsável por diagnosticar e tratar esta e outras doenças oculares de maior gravidade.
O que causa o Astigmatismo?
As causas propriamente ditas do astigmatismo ainda são desconhecidas. No entanto, pensa-se que este venha já desde o nascimento.
Normalmente o problema está na curvatura da córnea, que é bastante desigual e causa a desfoco da visão. Este problema ocular, como já foi referido, é induzido por outras doenças oculares como a ceratocone e o pterígio.
Existem vários graus de astigmatismo que vão desde o astigmatismo simples ao composto. Normalmente este problema ocular junta-se com outro já existente:
- Astigmatismo e Miopia;
- Astigmatismo e Hipermetropia;
Como pode ser corrigido?
Se foi ao oftalmologista e ele lhe diagnosticou astigmatismo, não se preocupe. Sabia que quase metade da população tem alguma forma de astigmatismo? É verdade.
Outra boa notícia é que este problema ocular pode ser corrigido com o uso de óculos, lentes de contacto ou lentes intra-oculares.
O seu médico é responsável por lhe indicar qual o método de correção mais indicado para si e para o seu caso. Ao prescrever algo, este tem em conta fatores como a idade, o grau de astigmatismo e a sua capacidade de adaptação a óculos ou lentes de contacto.