A maioria da visão da criança é desgastada ao passar horas em frente à televisão, ao computador, a ler livros ou a fazer os trabalhos de casa. Dada esta exigência visual, é essencial levar o seu filho ao oftalmologista para descartar qualquer problema.
Por outro lado, existem vários erros refrativos aos quais deve estar atenta, pois causam deficiências oculares desde tenra idade, como a miopia, hipermetropia e astigmatismo. Estes erros de refração fazem com que a criança aja de forma diferente ao tentar focar ou agarrar um objeto, sinta desconforto físico, dificuldades no desempenho escolar e maior timidez.
Detete as falhas na visão da criança
Os bebés não têm um padrão de comparação para entender se vê corretamente, ou seja, não percebem a diferença até utilizarem óculos. Assim, observar as atitudes e posturas corporais é essencial para perceber se algo está errado.
Quanto mais cedo perceber o problema e começar a tratá-lo, maiores serão as hipóteses de corrigi-lo corretamente. Algumas doenças oculares tornam-se irreversíveis se não tratadas no tempo oportuno.
Sinais de deficiência visual
Existem vários sintomas que indicam a existência de uma dificuldade ótica em crianças:
- Olhos semicerrados: É comum franzir a testa para tentar olhar para alguma coisa, enquanto lê, vê televisão ou faz qualquer outra atividade.
- Proximidade: Se sente a necessidade de sentar mais perto do quadro da escola e aproximar os papéis do rosto. Igualmente, “saltar” algumas linhas durante a leitura é um sinal de que não percebe bem a distância e pode ser míope.
- Inclinação: Quando inclina ou vira a cabeça para o lado, pode estar à procura do melhor foco.
- Dor de cabeça: Ao sentir dores de cabeça ou tonturas, especialmente após a escola ou uma tarefa exigente, é um sinal de esforço excessivo para compensar a visão turva.
- Mau desempenho: A incapacidade de distinguir corretamente o que está à sua frente traduz-se na falta de atenção nas aulas e as notas baixas. Está provado que ao corrigir o defeito, o desempenho escolar melhorará notavelmente.
- Esfrega os olhos constantemente: Esfregar os olhos com frequência indica a necessidade de óculos, mas também fadiga ocular ou conjuntivite alérgica.
- Fecho constante de um olho: Ao fechar ou tapar um olho para ver melhor, significa que um dos dois está desviado ou sofre de ambliopia.
- Usa o dedo para ler: Usar o dedo para não se perder na leitura pode ser um sinal de que certas letras se perdem no texto. Afirmando uma visão não satisfatória.
- Evita atividades: Evitar ler, fazer os trabalhos de casa, usar o computador ou praticar desporto, pela exigência de ver ao perto ou ao longe, é um sinal de incapacidade visual.
Pode não notar os sinais de erros de refração, então, é essencial fazer exames oftalmológicos regulares. Apenas o oftalmologista/ optometrista terá a certeza de que o seu filho tem uma visão clara ou sofre de algo problema visual.